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[início] - [História]

A Saga da Estrada-de-Ferro Paracatu (EFP)

Entrevista com um dos últimos ferroviários de Bom Despacho
Mapas e Imagens
Fotos do Museu Ferroviário em Bom Despacho
Texto sobre a EFP de 1987
A Locomotiva 325 (texto e fotos)
A EFP e Consolidação do Município de Bom Despacho - 1
A EFP e Consolidação do Município de Bom Despacho - 2
Praça da Estação

As estações da EFP em Pitangui/MG e Leandro Ferreira/MG
As estações da EFP em Bom Despacho/MG
As estações da EFP em Dores do Indaiá/MG
As estações da EFP em Serra da Saudade/MG

Links Interessantes
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As Estações da Estrada-de-Ferro Paracatu (EFP)

fonte:
A) site Estações Ferroviárias do Brasil (Autor: RALPH MENNUCCI GIESBRECHT) www.estacoesferroviarias.com.br
B) Pesquisas diversas realizadas pelo Eng. Ítalo Coutinho (engenharia@saletto.com.br)

As estações da Estrada-de-Ferro Paracatu foram:

  • Velho do Taipa - Pitangui/MG
  • Leandro Ferreira - Leandro Ferreira/MG
  • Parada (sem denominação) - Leandro Ferreira/MG
  • Trigueiro - Leandro Ferreira/MG
  • Álvaro da Silveira - Bom Despacho/MG
  • Daniel de Carvalho - Bom Despacho/MG
  • Bom Despacho - Bom Despacho/MG
  • Arthur Bernardes - Bom Despacho/MG
  • Clodomiro de Oliveira - Dores do Indaía/MG
  • Pindaíba - Dores do Indaiá/MG
  • Dores do Indaía - Dores do Indaiá/MG
  • Melo Viana - Serra da Saudade/MG
  • Barra do Funchal - Serra da Saudade/MG

Bom Despacho/MG:

Estação Álvaro da Silveira (Bom Despacho/MG)
E. F. Paracatu (1921-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1994)
Ramal de Paracatu - km 943,017 (1960) MG-2476
Inauguração: 31.10.1921
Uso atual: abandonada sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d


Por que o nome ÁLVARO DA SILVEIRA?

A estação de Álvaro da Silveira foi inaugurada pela E. F. Paracatu em 1921 no trecho de linha aberto nesse dia até a estação de Bom Despacho, sede do município do mesmo nome. Exatamente nessa época (1921 ou 1922, não está bem claro), uma colônia para estrangeiros com o nome da estação Álvaro Silveira foi fundada, a cerca de 5 km ao norte da estação. "Deixo assim fundadas mais quatro grande colônias, Alvaro da Silveira, David Campista, Bueno Brandão e Francisco Sá, situadas em pontos perfeitamente salubres e favorecidas pela proximidade de estradas de ferro (...) As casas, em todas essas colônias, são construídas de tijolos, assoalhadas e dotadas de instalações sanitárias, de conformidade com o plano adotado pela Diretoria de Higiene e Profilaxia, que, além disso, mantém em Álvaro da Silveira um posto médico para combater as verminoses e o impaludismo" (Mensagem do Presidente do Estado, Arthur Bernardes, 14/6/1922). Em 1929, a colônia de Álvaro da Silveira era "composta por 179 lotes sendo 102 ocupados, 5 reservados e 72 vagos". Em 1930, "Esse núcleo tem a área de 4.289 hectares. Plantaram-se 2.274 litros de milho, 1.556 de arroz, 363 de feijão, 72.500 pés de mandioca, 1.000 de cana, 500 de café e 70 arrobas de algodão, tudo numa área de 328 hectares. A colonia está cortada por 47.387 m de estradas de rodagem, 22.500 metros de caminhos comuns e nela estão construídos um prédio público, 15 casas provisórias, 182 definitivas, funcionando uma escola, uma casa comercial, uma olaria, 3 engenhos de cana e 11 moinhos de fubá. Existiam no núcleo aves e animais diversos, no valor de 59:661$800, de propriedade dos colonos. As construções, veículos, engenhos e olaria existentes podem ser avaliados em 675:530$200. A população do núcleo era de 75 famílias, com 444 pessoas" (Mensagem do Presidente do Estado, Arthur Bernardes, 14/6/1922). "Eu nasci em Belo Horizonte em 1939, vim para os Estados Unidos em 1953. Agora sou aposentado do U.S. Customs Service. Estou escrevendo a história de meus pais que viviam em 1923 na Colônia Álvaro da Silveira como imigrantes alemães. Eu sempre tive um grande problema para achar esta colônia exatamente. O nome não aparece nos mapas. Seu site é o primeiro onde a encontrei. Meu pai e minha mãe foram em 1928 a cavalo por 3 horas para se casarem na cidade de Bom Despacho" (Fred Hanke, 02/2007). As perguntas: afinal, porque os pais de Fred não foram de trem para Bom Despacho, se a linha já existia entre as duas cidades nessa época? Pelos mapas, a colônia ficava a cerca de 5 km ao norte da estação do mesmo nome, e a uns 13 km, a mesma distância da estação, para a cidade de Bom Despacho. Consta que os últimos trens que trafegaram pela linha agora erradicada foram pequenas composições cargueiras tracionadas por locomotivas G8 e U5B. O prédio da antiga estação está em ruínas. "Eu e outros fomos visitar a região da colônia Álvaro da Silveira neste último sábado. Vimos que a antiga sede foi demolida e em seu lugar foi construída uma moradia para os peões da fazenda, só restaram restos do alicerce que estão visíveis em uma parte do curral. O ultimo terreno que pertencia a uma família de descendentes dos Primus foi vendido recentemente, ou seja, já não existe mais nenhuma família de origem alemã na colônia Álvaro da Silveira. A estação está em ruínas, o proprietário do local chegou a reformá-la, mas os pescadores que freqüentam o rio Pará, que fica a uns 300 metros da estação, depredaram o prédio e roubaram o que podiam" (Vandeir Alves dos Santos, 01/2008).

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Estação Daniel de Carvalho (Bom Despacho/MG)
E. F. Paracatu (1925-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1994)
Ramal de Paracatu - km 952,943 (1960) MG-3982
Inauguração: 22.07.1925
Uso atual: em ruínas sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d


Por que o nome DANIEL DE CARVALHO?

A estação de Daniel de Carvalho foi inaugurada pela E. F. Paracatu em 1925. Depois de desativada, o local se esvaziou. Hoje (2008) não há morador algum, o abandono é total, os urubus se divertem usando as casas como poleiro.

Existem ainda casas da vila ferroviária, bastante isoladas em Daniel de Carvalho. Tudo totalmente abandonado. Urubus sobre uma delas dão um aspecto macabro ao local que um dia já teve seu movimento ferroviário. Hoje, sem trilhos e sem absolutamente nada.

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Estação Bom Despacho (Bom Despacho/MG)
E. F. Paracatu (1921-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1994)
Ramal de Paracatu - km 966,065 (1960) MG-1054
Inauguração: 31.10.1921
Uso atual: museu (nova) e Associação Comunitária (antiga) sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d

Por que o nome BOM DESPACHO?
A estação ficava na sede do município de mesmo nome. Para saber sobre a história dessa cidade, clique aqui.

A estação de Bom Despacho foi inaugurada pela E. F. Paracatu em 1921. Em 1968, com a erradicação definitiva do trecho Bom Despacho-Barra do Funchal, a estação passou a ser ponta de linha. Havia na cidade uma siderúrgica que justificava o trtáfego de cargueiros de minério até ela. Porém, essa situação não durou muito e os trens acabaram, com o minério passando a seguir por caminhões. A estação original, de 1922, foi para a construção de uma maior, que ainda está lá. Com uma variante construída já pela RFFSA, a estação mais velha foi desativada e uma nova foi construída na variante. Também existe até hoje. "A loco 325 é uma Baldwin Pacific, de 1911 (infelizmente a placa do fabricante foi roubada), originada da RMV e reformada (embora esta reforma não tenha sido completada 100%) nas oficinas de Divinópolis. Há um pequeno acervo numa das salas da estação, alem da loco e de outras peças, inclusive um trole. Não se trata propriamente de um museu, pois nada está organizado. Contudo, o nosso prezado Manoel Wernek, um "faz tudo" aposentado da rede, inclusive tendo sido maquinista, é um lutador e está lá fazendo de tudo para conservar o pequeno patrimônio histórico da ferrovia em Bom Despacho. Excelente companheiro para expedições ferroviárias, conhece tudo da região e da história da EFP" (Gutierrez L. Coelho, 11/2003). "A estação mais antiga abriga um pequeno museu mantido por ex-ferroviários - velhos e saudosos homens do tempo da maria-fumaça. O prédio está em mau estado, e a locomotiva, pior ainda. Dá pena ver aquela máquina apodrecendo no tempo. Daria um excelente trem de turismo na região. Queira Deus que algum dia a comunidade e os políticos da região criem um projeto para ela" (Pedro Paulo Rezende, 2006). Nas fotos, parece que é a mais nova estação que abriga o museu - pois é ela quem tem a locomotiva. A mais antiga abriga a Câmara Municipal, como está em sua fachada.

A estação mais nova, construída provavelmente nos anos 1960, sem que fosse derrubada a estação antiga, abriga hoje um museu, com uma locomotiva à sua frente.

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Estação Arthur Bernardes (Bom Despacho/MG)
Rede Mineira de Viação (1943-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1968)
Ramal de Paracatu - km 994,294 (1960) MG-1055
Inauguração: 01.05.1943
Uso atual: moradia sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1943?

Por que o nome ARTHUR BERNARDES?

A estação de Artur Bernardes foi inaugurada pela Rede Mineira de Viação em 1943. Em 1968, com a erradicação definitiva do trecho Bom Despacho-Barra do Funchal, a estação foi fechada. "Da estação de Arthur Bernardes só restou a plataforma e no seu entorno alguns escombros dos depósitos, casinhas, e nada mais, só restos" (Rodrigo José Matos, Uberaba, MG, 11/2003). "Em 2007, chama-se fazenda São Francisco, cujo proprietário aproveitou a plataforma, as paredes externas e internas e construiu a sede da fazenda. Manteve a bilheteria, como comprovará na foto" (Rodrigo José Matos, Uberaba, MG, 04/2007). Em agosto de 2008, a ex-estação, meio descaracterizada, já estava pronta para sua nova função.

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Saiba mais...
História de Bom Despacho

Mapas e Imagens

Geral:

geral efp

Clique na imagem baixar o arquivo EFPARACATU_2010.GTM, para visualizar é necessário instalar o software GPS TRACKMAKER - www.gpstm.com.

Este roteiro para GPS mostra as estações que já foram percorridas e os caminhos utilizados, o que não significa exatamente o antigo trecho da EFP.

Visualizar Estações da Antiga Estrada de Ferro Paracatu em um mapa maior 

Álvaro da Silveira - Bom Despacho/MG

alvaro silveira efp alvaro silveira efp
Á direita do mapa de cerca de 1957, acima, a Colônia Álvaro da Silveira, cerca de 5 km a norte da estação do mesmo nome, e a uns 13 km da sede do município (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958, p. 107). Os pais de Fred Hanke, na Colonia Alvaro da Silveira, preparando-se para seguir para o casamento em Bom Despacho, em 1928 (Acervo Fred Hanke).
Foto Arquivo Público Mineiro - construção de uma vala próxima à linha da EFP Foto Arquivo Público Mineiro - construção de uma vala próxima à linha da EFP
Foto Arquivo Público Mineiro - construção de passagem de córrego Foto Arquivo Público Mineiro - construção de passagem de córrego
Foto Arquivo Público Mineiro - cortando o terreno Foto Arquivo Público Mineiro - cortando o terreno
ponte lambari efp ponte lambari efp
Estrubura metálica. Ponte sobre o Rio Lambari - divisa dos municípios de Leandro Ferreira e Bom Despacho - entre as estações Trigueiro e Daniel de Carvalho.
ponte lambari efp alvaro silveira efp
A ponte é utilizada para passagem. Foto de 2007
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Foto de 2007

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Daniel de Carvalho - Bom Despacho/MG

daniel carvalho efp
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Caminho por onde o trem passava, entre o povoado da Passagem e a estação Daniel de Carvalho, pode-se perceber o corte na topografia local por onde a linha existia.

Estação Daniel de Carvalho, à direita a rampa.
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Interior da Estação. Pintura ainda existente mostrando o km da linha.
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Vista geral. Casa do pessoal de manutenção da linha.
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Bilheteria.  

 

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Bom Despacho - Bom Despacho/MG

bom despacho efp
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Primeira estação construída em Bom Despacho. 1921

Segunda estação. Gravura de autor desconhecido, encontra-se no Museu dos Ferroviários de Bom Despacho.
bom despacho efp bom despacho efp
A estação nova de Bom Despacho, com os trilhos, 1960. Acervo Wanderley Duck Oficina onde atualmente funciona o Colégio Tiradentes.

 

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Arthur Bernardes - Bom Despacho/MG

arthur bernardes efp
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A estação em reforma, em 2007. Foto Rodrigo José Matos

Após a reforma.
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Passagem de água. Bilheteria
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Rampa  

 

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